Perguntas Frequentes - Zenmuse L2

DESEMPENHO DO SISTEMA:

Qual a classificação de proteção da Zenmuse L2?

A Zenmuse L2 possui classificação IP54, de acordo com a norma IEC60529 sob condições laboratoriais controladas. Para garantir os mais altos níveis de proteção:

* Antes da instalação, certifique-se de que a interface e a superfície do estabilizador estejam secas.

** Antes de usar, certifique-se de que o estabilizador esteja devidamente instalado na aeronave e de que a tampa protetora do cartão SD esteja limpa, sem objetos estranhos e devidamente fechada.

*** Antes de abrir a tampa protetora do cartão SD, limpe a superfície do drone.

O nível de proteção diminuirá com o tempo, devido ao uso e desgaste normal do dispositivo.

Com quais aeronaves a Zenmuse L2 é compatível? Em qual interface do estabilizador ela pode ser montada?

A Zenmuse L2 é compatível com as aeronaves Matrice 350 RTK e Matrice 300 RTK, suportando ainda o CR Plus DJI como controle remoto. Antes de usar, atualize o firmware da aeronave e do controle remoto às versões mais recentes. Para garantir precisão de mapeamento, certifique-se de que a L2 esteja montada em um único conector inferior do estabilizador, com o cabo conectado à porta USB-C direita (com a aeronave voltada para você).

Qual é o campo de visão (FOV) do LiDAR da Zenmuse L2?

Escaneamento repetitivo: Horizontal: 70°; Vertical: 3°

Escaneamento não repetitivo: Horizontal: 70°; Vertical: 75°

Qual é o alcance máximo de detecção da Zenmuse L2?

Alcance de detecção: 250 m com refletividade de 10%, 100 klx

450 m com refletividade de 50%, 0 klx

A altitude operacional recomendada é de 30 a 150 m.

Quantos retornos a Zenmuse L2 suporta?

A Zenmuse L2 suporta cinco tipos de retornos: Retorno único (eco mais forte), retornos duplos, retornos triplos, retornos quádruplos e retornos quíntuplos.

Qual é a taxa da nuvem de pontos do Zenmuse L2?

Retorno único: máx. de 240.000 pts/s

Retornos múltiplos: máx. de 1.200.000 pts/s.

Quantos modos de escaneamento a Zenmuse L2 possui? Em quais cenários eles se aplicam?

A Zenmuse L2 possui dois modos de escaneamento: modo de escaneamento não repetitivo e o modo de escaneamento repetitivo.

No Modo de escaneamento repetitivo, o LiDAR obtém escaneamento mais uniforme e preciso, atendendo aos requisitos de mapeamento de alta precisão.

No Modo de escaneamento não repetitivo, oferece penetração mais profunda, entregando mais informações estruturais, tornando-a ideal para inspeções de linhas de alta tensão, levantamento florestal e outros cenários.

Para que é usada a câmera RGB da L2?

Ao coletar dados da nuvem de pontos, a câmera RGB fornece informações de cores em tempo real para os dados, e as fotos tiradas podem ser usadas para reconstruir modelos RGB em 2D. Quando não há necessidade de coletar dados de nuvem de pontos, a câmera RGB pode tirar fotos e gravar vídeos, coletando imagens para reconstruir modelos RGB em 2D ou 3D.

Qual é a precisão de levantamento e mapeamento da Zenmuse L2?

Precisão horizontal: 5 cm

Precisão vertical: 4 cm

Medidas obtidas sob as seguintes condições em ambiente laboratorial da DJI: com a Zenmuse L2 montada na aeronave Matrice 350 RTK e ligada. Usando a Rota de área do DJI Pilot 2 para planejar a rota de voo (com a Calibração da UMI habilitada). Utilizando escaneamento repetitivo com o RTK no status FIXO. A altitude relativa foi definida em 150 m, a velocidade de voo em 15 m/s, a inclinação do estabilizador em -90° e cada trecho em linha reta da rota de voo possuía menos de 1500 m. A área continha objetos com características angulares nítidas, usando pontos de verificação em solo expostos em conformidade com o modelo de reflexão difusa. O DJI Terra foi utilizado para pós-processamento com a Otimização da precisão da nuvem de pontos habilitada. Sob as mesmas condições, com a “Otimização da precisão da nuvem de pontos” desabilitada, a precisão vertical é de 4 cm e a precisão horizontal é de 8 cm.

Quais as dimensões do sensor CMOS da câmera RGB da Zenmuse L2? E quais as dimensões de píxeis?

A câmera RGB usa um sensor CMOS de 4/3 e as dimensões de píxeis são de 3,3 × 3,3 μm.

Que melhorias a Zenmuse L2 apresenta em comparação com a geração anterior?

O desempenho do LiDAR foi aprimorado para cerca de 1/5 do tamanho de pontos da L1 quando o objeto ou área está a 100 metros do LiDAR. A capacidade de penetração do LiDAR foi otimizada significativamente, e tanto o seu alcance de detecção como a sua precisão também foram aprimorados. As dimensões de píxeis da câmera RGB aumentaram 89% em comparação com as da L1 (2,4 × 2,4 μm). O LiDAR é compatível com o Sensor telemétrico (RNG).

COLETA DE DADOS DE CAMPO:

Quais plataformas de voo suportam o recurso de Rastreamento de linhas de tensão da Zenmuse L2?

Atualmente, o recurso de Rastreamento de linhas de tensão é suportado apenas quando a Zenmuse L2 está montada no Matrice 350 RTK. Compatibilidade com o Matrice 300 RTK disponível em breve. Preste atenção às novidades da DJI.

O recurso de Rastreamento de linhas de tensão da Zenmuse L2 é adequado para quais tipos de linhas de tensão?

O recurso de Rastreamento de linhas de tensão da Zenmuse L2 foi projetado para linhas de transmissão e distribuição com níveis de tensão de no mínimo 10 kV. No entanto, não garante o reconhecimento eficaz de linhas de baixa tensão, como aquelas de 400 V, ou de cabos de comunicação e transmissão.

É necessário instalar o Radar CSM na plataforma de voo antes de realizar tarefas de rastreamento de linhas de tensão?

Para garantir a segurança do voo, recomenda-se instalar o Radar CSM na plataforma de voo e habilitar a “Horizontal Radar Obstacle Avoidance” (“Detecção de obstáculos horizontal do radar”) no aplicativo DJI Pilot 2.

Em que prestar atenção ao realizar tarefas de rastreamento de linhas de tensão?

Durante tarefas de rastreamento de linhas de tensão, garanta a segurança do voo e certifique-se de que a aeronave está rastreando a linha de tensão corretamente. Recomenda-se monitorar continuamente a exibição ao vivo em FPV para identificar potenciais riscos, como linhas que se cruzam. Além disso, use as exibições da nuvem de pontos e de luz visível da Zenmuse L2 para verificar a precisão da linha de tensão sendo rastreada.

Em quais cenários o desempenho de reconhecimento e rastreamento das linhas de tensão pode ser afetado? Como esses problemas podem ser resolvidos?

O desempenho do reconhecimento e rastreamento das linhas de tensão pode ser comprometido nos seguintes cenários:

1. Linhas isoladas.

2. Copas de árvores muito próximas ou até mesmo obstruindo as linhas.

3. Densa distribuição de várias linhas de tensão, como nas linhas de subestações de entrada e saída.

4. Intersecções complexas entre linhas de tensão e outros cabos.

* Nestas situações, enquanto garante a segurança do voo, reduza a altitude e a velocidade de rastreamento das linhas de tensão para otimizar o desempenho de reconhecimento e rastreamento.

Como aumentar a precisão do reconhecimento das linhas de tensão no início de uma tarefa de rastreamento de linhas de tensão?

Para aumentar a precisão do reconhecimento das linhas no início de uma tarefa de rastreamento de linhas de tensão, as seguintes medidas podem ser tomadas:

1. Inicie a tarefa a partir da torre de transmissão. Isso pode aumentar significativamente a precisão do reconhecimento, especialmente em cenários com linhas de tensão paralelas distribuídas densamente. Especificamente, posicione a plataforma de voo e ajuste o ângulo do estabilizador de modo que a parte superior mais elevada da torre de transmissão esteja centralizada e voltada para a parte inferior da exibição da câmera. Em seguida, configure os parâmetros e inicie a tarefa de rastreamento de linhas de tensão.

2. Enquanto garante a segurança, reduza a altitude de rastreamento das linhas de tensão para se aproximar delas e das torres de transmissão.

É necessário calibrar a UMI durante uma tarefa de rastreamento de linhas de tensão?

Recomenda-se calibrar a UMI tanto no início quanto no final da tarefa de rastreamento de linhas de tensão. Não é necessário realizar calibrações específicas da UMI durante uma tarefa de rastreamento de linhas de tensão, pois os movimentos de aceleração e desaceleração da plataforma de voo também podem servir como calibrações da UMI até certo ponto.

Por que o reconhecimento em RA das linhas de tensão às vezes é impreciso na exibição da câmera? Isso afeta a qualidade da modelagem?

Durante uma tarefa de rastreamento de linhas de tensão, o aplicativo usa projeção em RA para exibir a linha de tensão atual sendo rastreada, ajudando usuários a determinar a linha de tensão e a direção do voo atuais. A projeção em RA pode ocasionalmente desviar-se ou estender-se além das bordas das linhas de tensão, mas tais discrepâncias não afetam a qualidade da modelagem.

Por que o resultado do reconhecimento das ramificações de linhas de tensão muda nos pontos de ramificação durante as tarefas de rastreamento das linhas de tensão? Por que os números das ramificações não são sequenciais?

Em pontos de ramificação complexos (por exemplo, linhas de baixa tensão, árvores, postes de iluminação pública), a plataforma de voo reconhece e avalia continuamente o ambiente adjacente. No entanto, o reconhecimento de objetos causando interferência pode ser inconsistente. Resultados de reconhecimento incorretos são descartados, e seus números correspondentes não são mais incluídos, razão pela qual a numeração final das ramificações não é sequencial.

Quão eficiente são as operações de levantamento e mapeamento da Zenmuse L2?

A Zenmuse L2 é capaz de coletar dados cobrindo uma área de até 2,5 km2 em um único voo.

Medidas obtidas com a Zenmuse L2 montada na aeronave Matrice 350 RTK com velocidade de voo de 15 m/s, altitude de voo de 150 m, taxa de sobreposição lateral de 20%, Calibração da UMI habilitada, com ambos a Otimização da elevação e Seguimento do terreno desabilitados.

Quais os cenários de uso da Zenmuse L2?

A Zenmuse L2 pode ser amplamente utilizada em vários cenários, incluindo mapeamento e levantamento topográfico, modelagem de linhas de tensão, gerenciamento florestal, medição topográfica e muito mais.

A Zenmuse L2 requer que tipo de cartão SD?

Um cartão SD com velocidade de gravação sequencial de 50 MB/s ou superior e velocidade UHS-I Classe 3 ou superior; Capacidade máx.: 256 GB.

Lexar 1066x 64 GB U3 A2 V30 microSDXC

Lexar 1066x 128 GB U3 A2 V30 microSDXC

Kingston Canvas Go! Plus 128 GB U3 A2 V30 microSDXC

Lexar 1066x 256 GB U3 A2 V30 microSDXC.

O que é a modelagem de nuvem de pontos em tempo real da Zenmuse L2? Quais modos de coloração são suportados? Quais operações são suportadas durante a visualização?

Durante a coleta de dados originais da nuvem de pontos, a Zenmuse L2 gera e exibe um modelo de nuvem de pontos em tempo real no aplicativo DJI Pilot 2, processado com resolução esparsa. São suportados quatro modos de coloração, incluindo Refletividade, Altura, Distância e RGB. Ao visualizar modelos na Galeria do controle remoto, é possível girar, arrastar, dar zoom, alternar rapidamente a perspectiva e recentralizar a exibição.

Que tipos de tarefas de voo a Zenmuse L2 suporta?

A L2 atualmente suporta tarefas de voo de Rota com Trajetória, Rota de Área e Rota Linear.

A Zenmuse L2 requer aquecimento antes de realizar tarefas de voo?

Não é necessário preaquecimento. Uma vez que o RTK da aeronave estiver no status FIXO, é possível decolar e trabalhar.

A Zenmuse L2 precisa calibrar a UMI durante a operação?

Para garantir a precisão dos dados coletados, a Calibração da UMI precisa estar habilitada. Antes de executar a tarefa de voo, habilite a Calibração da UMI. Antes do voo manual, é possível tocar em “Calibrar” antes da operação para acionar manualmente a calibração. Durante a operação, acione manualmente a calibração da UMI novamente com base na notificação de contagem regressiva.

Qual é o objetivo do relatório de qualidade da tarefa da Zenmuse L2?

O Relatório de qualidade da tarefa registra a duração efetiva dos dados do LiDAR, da câmera e da UMI. Operadores podem avaliar a validade da coleta de dados com base no status de cada módulo.

Quais os diferentes tipos de dados salvos no cartão SD da Zenmuse L2?

CLC (arquivo de calibração LiDAR da câmera)

CLI (arquivo de calibração LiDAR da UMI)

LDR (dados LiDAR)

RTK (dados RTK da antena principal)

RTL (dados de compensação do polo RTK)

RTS (dados RTK da antena auxiliar)

RTB (dados RTCM da estação de base)

UMI (dados brutos da UMI)

SIG (arquivo de assinatura PPK)

LDRT (arquivo de nuvem de pontos para reprodução no aplicativo)

RPT (relatório de qualidade de nuvem de pontos)

RPOS (dados de solução de POS em tempo real)

JPG (fotos tiradas durante o voo).

Haverá diferença na precisão se a Zenmuse L2 estiver montada na Matrice 300 RTK ou na Matrice 350 RTK?

Com o RTK no estado FIXO, não há diferença na precisão entre as duas aeronaves.

Durante a operação, operadores podem reproduzir resultados da nuvem de pontos?

Sim. Operadores podem visualizar a coleção atual de nuvens de pontos na exibição da nuvem de pontos em tempo real e também visualizar rapidamente o modelo em 3D gravado da nuvem de pontos. Após a conclusão da operação, é possível baixar e visualizar o modelo da nuvem de pontos em 3D na Galeria e também realizar operações como fusão de modelos de nuvem de pontos em 3D de vários voos.

Operações como reprodução e fusão de modelos precisam ser realizadas quando a aeronave e a Zenmuse L2 estiverem conectadas.

A visualização ao vivo e a reprodução em tempo real do modelo de nuvem de pontos em 3D correspondem a 1:1 em relação ao modelo reconstruído no pós-processamento?

A correspondência não é de 1:1. Tanto a visualização ao vivo quanto a reprodução dos modelos da nuvem de pontos em 3D são processadas com representação esparsa. Em termos da quantidade de nuvens de pontos e precisão, difere do modelo reconstruído no DJI Terra.

PÓS-PROCESSAMENTO:

Como construir um modelo de alta precisão com dados coletados pela Zenmuse L2?

Abra o DJI Terra e crie uma nova tarefa de nuvem de pontos LiDAR. Siga as instruções para importar os dados do cartão SD ao DJI Terra e concluir as configurações relacionadas. Então poderá iniciar a modelagem de alta precisão.

No DJI Terra, quais formatos de resultados podem ser gerados com os dados da Zenmuse L2?

Formatos de nuvem de pontos: PNTS, LAS, PLY, PCD, S3MB

Formatos de trajetória: sbet.out, sbet.txt.

Quais novas funções de processamento de nuvem de pontos podem ser alcançadas pela Zenmuse L2 com o DJI Terra?

1. Classificação do ponto no solo;

2. Resultados do Modelo Digital de Elevação (MDE);

3. Uma nova função de Controle e verificação de precisão que suporta o sistema de coordenadas locais, para garantir que os resultados alcancem a precisão de levantamento e mapeamento;

4. Otimização da espessura da nuvem de pontos entre as faixas de voo, tornando-a mais fina e consistente;

5. Relatório de qualidade da nuvem de pontos mais abrangente.

Como entender o valor da refletividade no DJI Terra?

O alcance de refletividade é de 0 a 255, de 0 a 150 correspondendo a 0 a 100% de refletividade sob reflexão difusa Lambertiana, e de 151 a 255 correspondendo à reflexão total.

O valor da reflexão está relacionado a vários fatores, como a topografia da superfície do objeto geográfico, as condições de iluminação e o ângulo de incidência, e não pode formar uma correspondência estrita com a reflexão absoluta.

 

Sobre a loja

Na Tecno Drones Você Encontra Drone Homologado, Com Garantia Nacional. Acessórios Originais Dji e Descontos Exclusivos. Revenda Autorizada Com Produtos da Distribuição Oficial Dji no Brasil, Nossa loja fornece Drone para uso recreativo, profissional e linha enterprise com equipamentos de alto desempenho para empresas e indústria. Segurança ao comprar todos nossos produtos contam com Homologação da ANATEL e Nota Fiscal. Atendemos Todo o Brasil.

Pague com
  • proxy-paghiper-v1
Selos

TECNO DRONES® é uma marca registrada da LÍDER VAREJO COMÉRCIO ELETRÔNICO LTDA - CNPJ: 29.299.544/0001-88 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade